O Curso

O Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação tem por objetivos contribuir para a formação de profissionais da educação básica, de forma a aprofundar os impactos das atividades de ensino e pesquisa por meio de experiências e práticas educativas, de modo privilegiado, aproximando a Universidade com a vivência escolar e a formação universitária socialmente referenciada. Assim busca fortalecer a atividade de pesquisa, ampliar e qualificar a produção científica e os investimentos em tecnologias inovadoras para a educação, de modo que a construção do conhecimento seja um eixo central da formação docente e instrumento de transformação e inclusão social, tornando-se referência em conhecimento técnico-científico sobre a formação docente, elevando o grau de internacionalização das relações institucionais e acadêmicas da Universidade, mediante as ampliações de oportunidades de formação profissional e intercâmbio, inclusive na produção de conhecimento e produtos tecnológicos inovadores. Promovendo a visibilidade e transparência de informações, atividades ações e serviços do Programa de Pós-graduação da Universidade, mantendo sua imagem e significado social, como instituição pública, gratuita, inclusiva e de excelência, ampliando as relações institucionais que potencializam seu desempenho e o impacto social de suas ações.

Disciplinas C/H Nível/ Turma Docentes Dia/Horário Sala do PROFEDU
Docência e organização do trabalho pedagógico: fundamentos teóricos e práticos 60 Mestrado

2025

 

JOSIANE PERES GONCALVES/  LARISSA WAYHS TREIN MONTIEL

Sexta-feira à tarde  A confirmar
Metodologia de Pesquisa 60 Mestrado

2025

CÉLIA REGINA DE CARVALHO/ MARIA DAS GRACAS FERNANDES DE AMORIM DOS REIS Sexta-feira manhã A confirmar

ATENÇÃO: Informamos que todos os editais criados por este setor serão publicados no pela Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação

Link: https://propp.ufms.br/category/editais-publicados/editais-mestrado-e-doutorado/

Coordenador do Programa Mestrado Profissional em Educação: Prof. Dr.ª. Larissa Wayhs Trein Montiel
Tefelone:  (67) 3409- 7488
Email: ppgedu.profedu.cpnv@ufms.br

 

Secretário do Programa Mestrado Profissional em Educação : João Pedro Ferraz Zanetoni

Tefelone:  (67) 3409- 7488
Email: ppgedu.profedu.cpnv@ufms.br

 

Estrutura curricular

 

a) Atividades de Ensino (Disciplinas) – as disciplinas previstas para integralização do Mestrado Profissional em Educação serão: 3 disciplinas obrigatórias, de 4 créditos cada uma (12 créditos) e 1 disciplina optativa (de 4 créditos), totalizando 16 créditos;

b) Atividades de Orientação I, II, III, IV- também compõe a carga horária de integralização do curso as atividades de orientação (que serão desenvolvidas nos quatro semestres do curso, sendo 3 créditos – 45 horas por semestre), totalizando 180 horas.

c) Atividades Especiais – são compostas de 4 créditos (de 15 horas cada), totalizando 60 horas. Fazem parte dessas atividades as previstas no Regulamento do Curso. As atividades especiais serão disponibilizadas para a matrícula e o acadêmico deverá se matricular quando tiver cumprido os requisitos mínimos para aprovação.

Serão ofertadas duas disciplinas obrigatórias no primeiro semestre do curso e uma disciplina obrigatória e uma optativa no segundo semestre. As atividades de Orientação I e II serão ofertadas no primeiro e segundo semestre; as III e IV serão ofertadas no terceiro e quartos semestres, pelos respectivos orientadores. Defesa da Dissertação A escrita da Dissertação será organizada junto com o Orientador, por meio das Atividades de Orientação I, II, III e IV. Também será produzido/desenvolvido um produto educacional referente ao desenvolvimento dos estudos do Pós-Graduando no Mestrado Profissional, objetivando a reflexão entre a teoria e a prática. O referido produto educacional poderá ser: manuais didáticos em diversos formatos; aplicativos e softwares para o ensino e a aprendizagem; sequências didáticas, intervenção pedagógica, projetos de intervenção, oficinas, minicursos, cursos, vídeos, vídeo aulas, games, livros (em formato impresso ou ebook), músicas, brinquedos, tecnologias assistivas, entre outros.

Para o Mestrado Profissional em Educação definiu-se como área de concentração: Docência na Educação Básica, haja vista a necessidade de formar pesquisadores e professores no âmbito da pós-graduação stricto sensu, para que por meio dos enfrentamentos aos desafios da sala de aula, possam refletir sobre sua própria formação, em busca de uma educação equânime e emancipatória, fundamentada em perspectivas crítico reflexivas, visando de forma mais ampla, a transformação da sociedade. Considera-se ainda, que a qualidade da prática pedagógica não se dissocia dos processos de formação profissional, por isso, a área de concentração reúne em uma de suas vertentes, o aprofundamento de pesquisas sobre a educação básica com foco na formação docente, nos fundamentos e nas práticas pedagógicas; em outra vertente dedica-se às pesquisas voltadas para questões inerentes à diversidade e inclusão, no contexto da escola e da sociedade.

Linha 1: Formação docente, fundamentos e práticas pedagógicas

Pesquisas sobre a formação inicial e continuada de professores, os fundamentos, as práticas pedagógicas e os processos educativos no âmbito da educação básica. Os estudos da linha contemplam os seguintes eixos temáticos: identidade e trabalho docente; memórias e trajetórias de profissionais da educação; tecnologias digitais na educação; arte, corpo e música na educação; políticas, gestão e avaliação educacional e escolar; processos de aprendizagem; métodos e metodologias de ensino; práticas pedagógicas na educação básica.

Professores na Linha 1:

Linha 2 : Diversidade e inclusão escolar e social

Pesquisas sobre a formação de educadores da educação básica voltadas para o reconhecimento e a valorização da diversidade sociocultural e da inclusão em contextos educacional e social. Os estudos da linha contemplam os seguintes eixos temáticos: educação básica em interface com as questões de gênero, sexualidade, relações étnico raciais, vulnerabilidade social, educação especial e inclusão na escola e na sociedade.

Professores na Linha 2:

Linha 1: Formação docente, fundamentos e práticas pedagógicas

Projeto de Pesquisa: A Educação Básica ao final da vigência do Plano Nacional de Educação (2014-2024) na região do Cone Sul do MS

Coordenadora: MARIA DAS GRACAS FERNANDES DE AMORIM DOS REIS

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5724281770530388

Projeto de Pesquisa: Discursos de Artistas: contribuições para a fundamentação de pedagogias comprometidas com a criação

Coordenadora: ERIKA NATACHA FERNANDES DE ANDRADE

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1192726291614227

Projeto de Pesquisa: Identidade Profissional Docente: Aspectos da Formação Inicial e do Exercício Profissional

Coordenadora: AMANDA DE MATTOS PEREIRA MANO

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9864602016869508

Projeto de Pesquisa: A Educação da infância: Práticas pedagógicas na Educação Infantil e na Infância, trajetórias docentes e memórias de instituições escolares no Mato Grosso do Sul

Coordenadora: LARISSA WAYHS TREIN MONTIEL

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2252802434558691

Projeto de Pesquisa: Uso da internet e a cidadania digital de adolescentes residentes no estado de Mato Grosso do Sul

Projeto de Pesquisa: Tecnologias digitais e suas interfaces com o campo da Educação: processos envolvendo formação inicial e continuada de professores, prática pedagógica e tecnologias emergentes

Coordenadora: CÉLIA REGINA DE CARVALHO

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4318017594720072

Projeto de Pesquisa: Práticas de Leitura e Escrita na Educação Básica

Coordenadora: ROSELI MARIA ROSA DE ALMEIDA

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5014474541601589

Linha 2 : Diversidade e inclusão escolar e social

Projeto de Pesquisa: Relações de Gênero e Atuação de Docentes do Gênero Masculino com Crianças em Escolas Públicas do Paraguai e do Brasil

Projeto de Pesquisa: Processos de Desenvolvimento Humano, Relações de Gênero, Sexualidade, Diferenças e Representações Sociais: Interfaces com o Campo da Educação

Coordenadora: JOSIANE PERES GONCALVES

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5333813509098078

Projeto de Pesquisa: Pensamento Algébrico nos anos iniciais: possibilidades com estudantes cegos e videntes em uma escola regular

Coordenadora: ANA CAROLINA FAUSTINO

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7789919599029387

Projeto de Pesquisa: Educadores Sociais do Conesul Sul-Mato-Grossense: formação e atuação

Coordenadora: CLÉIA RENATA TEIXEIRA DE SOUZA

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6729022574518385

Projeto de Pesquisa: Inclusão de Alunos em Escolas na Região de Fronteira: Um Olhar para o Município de Ponta Porã, em Mato Grosso do Sul

Coordenadora: ILMA REGINA CASTRO SARAMAGO

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2392613008309437

Projeto de Pesquisa: Saberes Docentes, Práticas Pedagógicas e Processos Educativos Interdisciplinares e Interculturais

Coordenadora: CATIA SILVANA DA COSTA

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3857947314718836

Projeto de Pesquisa: O direito ao esporte, saúde e lazer das pessoas com deficiência: rompendo o paradigma do diagnóstico

Coordenadora: MARIANA DEZINHO

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6833473308164071

Grupos de Estudos

  • Grupo de Estudos e Pesquisas em Prática Educativa e Tecnologia Educacional (GEPPETE)

Link do diretório: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7035390244580778

Coordenadoras: CÉLIA REGINA DE CARVALHO

ROSELI MARIA ROSA DE ALMEIDA

Linha de pesquisa 1:  As tecnologias de informação e comunicação: formação docente e o processo de ensino e aprendizagem

Linha de pesquisa 2:  Leitura, Escrita e Literatura

Linha de Pesquisa 3: Educação da infância: Educação Infantil, Práticas pedagógicas, trajetórias docentes e memórias de instituições educativas

Coordenadora da Linha de Pesquisa: LARISSA WAYHS TREIN MONTIEL

 

  • Grupo de Pesquisa Educação e Processo Civilizador

Linha de Pesquisa: Educação: Civilidade e Infância

Link do diretório:  dgp.cnpq.br/dgp/espelholinha/2117791902054415136453

Membro do grupo: LARISSA WAYHS TREIN MONTIEL

 

  • Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências – GEPECiN

Link do diretório: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5883326073631584

Coordenadora: AMANDA DE MATTOS PEREIRA MANO

 

  • Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Social (GEPES)

Link do diretório:  http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/780587

Coordenadora: CLÉIA RENATA TEIXEIRA DE SOUZA

 

  • Nepic- Núcleo de estudo e pesquisa sobre inclusão em contextos comunitários

Linha de Pesquisa: Libras: Saúde, Esporte e Justiça

Link do diretório:   dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2180315374604327

Coordenadora: MARIANA DÉZINHO

 

  • Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Diversidade e Inclusão (GEPEDI)

Link do diretório:   http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7986305036926325

Coordenadora: ILMA REGINA CASTRO SARAMAGO

 

  • GEPDGE – Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento, Gênero e Educação

Link do diretório:   http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/27296

Coordenadora: JOSIANE PERES GONCALVES

 

  • Grupo de Pesquisa Discursos e Práticas Poéticas na Educação

Link do diretório:   dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7670065874245218

Coordenadora: ERIKA NATACHA FERNANDES DE ANDRADE