Revista Perspectivas em Diálogo está com chamada aberta para dossiê temático
O dossiê temático “Políticas e Gestão Educacional: perspectivas e desafios na contemporaneidade”, contempla estudos que abordam tanto as políticas que direcionam a educação quanto às práticas de gestão dentro desse contexto ao representar uma coletânea para compartilhar conhecimentos acerca de ações, medidas, programas, planos na área educacional, bem como a forma de condução da educação escolar e implicações decorrentes, envolvendo inclusive a pluralidade, diversidade e diferenças presentes na sociedade atual. Espera-se trabalhos referentes tanto à realidade brasileira como a de outros países, abarcando pesquisas em andamento e concluídas que abordam temáticas inerentes às políticas educacionais, tais como as de currículo, avaliação, gestão, financiamento, formação de professores e profissionais da educação; gestão educacional, gestão escolar, gestão democrática, planejamento, participação, sistemas de ensino, legislação educacional, entre outros aspectos relacionados à proposta do dossiê.
Considerando a origem e a consolidação do periódico Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade no meio acadêmico, pretende-se com este dossiê, dentro do escopo da revista, reunir artigos de estudantes de graduação (com seus orientadores) e de pós-graduação em especialização, mestrado, doutorado, além de professores e profissionais da educação atuantes no Ensino Superior, que se dedicam aos temas mencionados.
Para além de compartilhar conhecimentos, é contínua a necessidade de possibilitar espaços para novas problematizações, discussões e debates, apoiados em apropriações teóricas e metodológicas consistentes, trazendo novas abordagens, perspectivas e considerações pertinentes à área das políticas e gestão educacional no contexto contemporâneo. Neste sentido, serão aceitos artigos produzidos a partir de estudos teóricos e pesquisas empíricas relacionadas à área da educação básica e superior e nas modalidades educacionais (Educação Especial, Ensino Profissional e Tecnológico; Educação de Jovens e Adultos; Educação Quilombola; Educação Escolar Indígena; Educação do Campo; Educação a Distância)
Organizadores/as do dossiê temático: Dra. Maria das Graças Fernandes de Amorim dos Reis (UFMS/CPNV), Dra. Evally Solaine de Souza Rodrigues (UFMS/CPAN) e Dra. Milene Dias Amorim (UFMS/CPAN).
Submissão dos artigos: até 30 de dezembro de 2025.
Publicação: v. 13, n. 35, abr./jun., 2026