Mestrado Profissional em Educação

O Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação tem por objetivos contribuir para a formação de profissionais da educação básica, de forma a aprofundar os impactos das atividades de ensino e pesquisa por meio de experiências e práticas educativas, de modo privilegiado, aproximando a Universidade com a vivência escolar e a formação universitária socialmente referenciada. Assim busca fortalecer a atividade de pesquisa, ampliar e qualificar a produção científica e os investimentos em tecnologias inovadoras para a educação, de modo que a construção do conhecimento seja um eixo central da formação docente e instrumento de transformação e inclusão social, tornando-se referência em conhecimento técnico-científico sobre a formação docente, elevando o grau de internacionalização das relações institucionais e acadêmicas da Universidade, mediante as ampliações de oportunidades de formação profissional e intercâmbio, inclusive na produção de conhecimento e produtos tecnológicos inovadores. Promovendo a visibilidade e transparência de informações, atividades ações e serviços do Programa de Pós-graduação da Universidade, mantendo sua imagem e significado social, como instituição pública, gratuita, inclusiva e de excelência, ampliando as relações institucionais que potencializam seu desempenho e o impacto social de suas ações.

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISA

Área de concentração: Docência na Educação Básica

  • Linhas de pesquisa 1: Formação docente, fundamentos e práticas pedagógicas – Pesquisas sobre a formação inicial e continuada de professores, os fundamentos, as práticas pedagógicas e os processos educativos no âmbito da educação básica. Os estudos da linha contemplam os seguintes eixos temáticos: identidade e trabalho docente; memórias e trajetórias de profissionais da educação; tecnologias digitais na educação; arte, corpo e música na educação; políticas, gestão e avaliação educacional e escolar; processos de aprendizagem; métodos e metodologias de ensino; práticas pedagógicas na educação básica.

 

Professores na Linha 1:

 

AMANDA DE MATTOS PEREIRA MANO amanda.mano@ufms.br http://lattes.cnpq.br/9864602016869508

 

CÉLIA REGINA DE CARVALHO celia.carvalho@ufms.br http://lattes.cnpq.br/4318017594720072

 

ERIKA NATACHA FERNANDES DE ANDRADE erika.andrade@ufms.br http://lattes.cnpq.br/1192726291614227

 

LARISSA WAYHS TREIN MONTIEL larissa.montiel@ufms.br http://lattes.cnpq.br/2252802434558691

 

MARIA DAS GRACAS FERNANDES DE AMORIM DOS REIS graças.reis@ufms.br http://lattes.cnpq.br/5724281770530388

 

ROSELI MARIA ROSA DE ALMEIDA roseli.almeida@ufms.br http://lattes.cnpq.br/5014474541601589

 

  • Linhas de pesquisa 2: Diversidade e inclusão escolar e social – Pesquisas sobre a formação de educadores da educação básica voltadas para o reconhecimento e a valorização da diversidade sociocultural e da inclusão em contextos educacional e social. Os estudos da linha contemplam os seguintes eixos temáticos: educação básica em interface com as questões de gênero, sexualidade, relações étnico raciais, vulnerabilidade social, educação especial e inclusão na escola e na sociedade.

 

Professores na Linha 2:

 

ANA CAROLINA FAUSTINO carolina.faustino@ufms.br http://lattes.cnpq.br/7789919599029387

 

CATIA SILVANA DA COSTA catia.costa@ifb.edu.br http://lattes.cnpq.br/3857947314718836

 

CLÉIA RENATA TEIXEIRA DE SOUZA cleia.souza@ufms.br http://lattes.cnpq.br/6729022574518385

 

ILMA REGINA CASTRO SARAMAGO ilma.saramago@ufms.br http://lattes.cnpq.br/2392613008309437

 

JOSIANE PERES GONCALVES josiane.peres@ufms.br http://lattes.cnpq.br/5333813509098078

 

MARIANA DEZINHO marianadezinho@ufgd.edu.br http://lattes.cnpq.br/6833473308164071